Distocia de ombro: o papel do enfermeiro emergencista
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6506.2023.002.0003Palavras-chave:
Distocia de ombro, Enfermeiro emergencista, Atendimento obstétrico, Cuidados de emergênciaResumo
Neste artigo, destaca-se a importância do enfermeiro emergencista no atendimento à distócia de ombro durante o parto, enfatizando suas habilidades técnicas e emocionais. Por meio de revisão narrativa da literatura, objetivou-se analisar o papel do enfermeiro emergencista no atendomento à distocia de ombro, buscando identificar suas atribuições, competências e contribuições para o cuidado seguro e efetivo durante essa complicação obstétrica. Evidenciou-se que o seu papel na equipe multidisciplinar, fornecendo suporte médico e emocional, além de sua capacidade de realizar manobras específicas para minimizar riscos. A necessidade de treinamento contínuo, simulações e adesão às melhores práticas foi ressaltada. Concluímos que a presença e competência do enfermeiro emergencista são cruciais para um atendimento seguro e de qualidade durante essa complicação obstétrica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Health of Humans
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.