O acolhimento da equipe multiprofissional na saúde mental dos pacientes com fibromialgia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0005

Palavras-chave:

Fibromialgia, Equipe Multiprofissional, Saúde Mental, Qualidade de vida e Acolhimento

Resumo

A fibromialgia é caracterizada por uma dor musculoesquelética crônica e generalizada, envolvendo o esqueleto axial e periférico, bem como sítios dolorosos específicos à palpação, mas sem anormalidades estruturais na musculatura. Outros aspectos sintomáticos são distúrbios do padrão de sono, depressão e ansiedade. Objetivo Geral: Descrever acerca do acolhimento da equipe multiprofissional na saúde mental de pacientes com fibromialgia através de uma revisão de literatura. Materiais e métodos: A referida pesquisa foi desenvolvida no período de Maio a Agosto de 2022, sendo a coleta dos dados desenvolvida nos meses de Setembro a Novembro de 2022. O levantamento deu-se por meio das seguintes bases de dados: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Pubmed e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Os descritores que foram utilizados são: “Fibromialgia” and Saúde mental”, “Qualidade de vida” and “Equipe Multiprofissional” and “ Acolhimento”. Na busca dos mesmos, realizou-se um levantamento da quantidade de artigos, e que no processo de leitura dos resumos foram seguidos os seguintes critérios de inclusão para revisão integrativa: artigos e dissertações publicados na íntegra, online, em português e inglês, no período compreendido de 2017-2022 e cuja metodologia adotada permitisse obter informações sobre os objetivos do artigo. Selecionados 11 artigos para a análise com relevância para a temática em questão. Foram excluídas as produções em duplicação nas bases de dados e artigos que falassem sobre a temática da fibromialgia associadas a outras patogias reumatológicas.Resultados e Conclusão: Foi observado que pessoas com fibromialgia podem desenvolver transtornos mentais como a depressão e ansiedade, devido as dores diárias e seu sentimeto de impotência o que afeta a sua qualidade de vida. Outro fator observado foi quando essas pessoas são bem aceitas pela sua rede de apoio e sabem ressignificar a doença podem se tornar protagonistas melhorando assim sua saúde física e mental.Condutas interdisciplinares desenvolvidas pelas equipes de saúde apresentam múltiplos benefícios ao longo da vida desses pacientes. Isto promove melhores indicadores na qualidade de vida e níveis de dor, melhora da ansiedade, depressão e qualidade do sono, só que ainda existem poucos estudos em relação a isso, necessitando assim de mais pesquisas ne área.

Biografia do Autor

Liduina Joyce Prado Linhares, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2008), Pós- Graduação em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e possui Residência em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia .Tem experiência em clínica nos seguintes setores: Hanseníase, Pilates, traumato-ortopedia, neurologia e pediatria. Já trabalhou como Preceptora de Fisioterapia do curso de Especialização da Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia e preceptora pela Universidade Estadual do Ceará no Centro de Referência em Hanseníase, trabalhou no Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Sobral.Atua como fisioterapeuta de referência em Hanseníase realizando reabilitação, prevenção de incapacidades( Avaliação neurológica funcional) no Centro de Reabilitação no município de Sobral-Ce e educação permanente nos Centros de Saúde da Família sobre Hanseníase e Professora de Pilates e atendimento na fisioterapia convencional na Policlínica Bernardo Félix da Silva em Sobral-CE.

Dennyura Oliveira Galvão, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral pelo GANEP - São Paulo (1996), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, desenvolvendo a seguinte pesquisa: Resposta imunológica induzida por probióticos: uma revisão sistemática de literatura. Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Paliativos, Câncer, suporte Nutricional, Clinica e Saúde Coletiva.

Cicero Francivaldo Silva de Figueiredo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Acre (2010). Atualmente é mestrando da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Emergências Hospitalares e Intensivas, Saúde Pública ESFs, Saúde Coletiva, Atendimento à idosos acamados, Centros de Apoio Psico-Social - CAPS, (clínica), Preceptorias em Medicina da Família, Organização de Serviços Hospitalares (emergência), Palestras e aulas (convidado). Atua com ênfase na Medicina Emergencial, Intensiva e Preventiva.

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante. Graduado em Filosofia e Pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL). Professor da Educação Básica, atualmente exercendo o cargo de Técnico formador de professores da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de Araripe. É Professor de Ciências Humanas da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Carlota Távora em Araripe, exerceu o cargo de Diretor Administrativo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ananias Ferreira de Melo de Assaré (2021 a 2022). É Professor convidado da Faculdade de Educação do Piauí, nos cursos de educação. No ensino EAD exerceu o cargo de Tutor a distância do Curso de Especialização em Saúde Mental da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA) (2021 a 2022). É membro do conselho editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 2017-2020). Desenvolve pesquisas no campo da educação ambiental, agroecologia, desenvolvimento regional, bem viver. Compõe o Grupo de Pesquisa: Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - (NARRATIVIDADES/UNIVASF) 

João Leandro Neto, Universidade Regional do Cariri

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA), graduado em filosofia e pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL), Segunda Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UNIFAVENI). Especialista em Gestão Escolar e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente é professor efetivo da rede municipal de Araripe-CE, atuando como técnico formador de professores de Ciências da Natureza, possui ampla experiência no ensino superior atuando como professor do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte, nos cursos de publicidade e propaganda, terapia ocupacional e fonoaudiologia, é Tutor a Distância da Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil em convênio com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA), membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 - 2017-2020). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte. Realiza pesquisas com temas voltados à educação escolar quilombola, patrimônio histórico e ancestralidade na Escola Santa Verônica (Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe-CE), pesquisa esta que lhe rendeu o selo professor transformador em 2020, pela Base2Edu e Bett Educar.

Cirliane de Araújo Morais, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário UNINTA (2015). Especialista em Saúde da Família em Caráter de Residência pela Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (2018-2020). Especialista em Fisioterapia Intensiva FAVENI (2021- 2022). Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2021-2023). Atualmente Fisioterapeuta do Centro de Reabilitação de Sobral-Ce. Assistente de Extensão do Curso de Formação para Tutores e Supervisores do Projeto Saúde com Agente ( UFRGS/ MS/ CONASEMS). Membro do Núcleo de Epidemiologia e Pesquisa Interprofissional em Saúde Coletiva, UFC. Atuou como bolsista do CNPq na categoria SET- G por meio do programa de profilaxia aprimorada pós exposição ao M.Leprae ( Programa PEP ++) financiado pela NHR Brasil (2020-2021). Contribuição na estratégia de Contact Tracing no cenário da COVID 19 no município de Fortaleza, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Ceará. Participação em formações sobre a temática Hanseníase, desenvolvidas pela Netherlands Hanseniasis Relief- NHR Brasi. Experiência como docente na Área de Saúde Pública e Epidemiologia. Atuação no período da graduação em atividades de monitora na disciplina de eletrotermofototerapia. Participação em projetos de extensão universitária voltados para saúde da mulher e do Idoso; Integrante da Liga Acadêmica em Ortopedia e Traumatologia no Esporte (2013- 2015), com atividades voltadas para o atendimento de atletas de várias modalidades esportivas. Atuação como Fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família na cidade de Sobral-CE (2016-2017).

Raquel Leite Vasconcelos Figueiredo, Centro Universitário Inta

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário INTA - UNINTA (2013). Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e Pós-graduanda em Formação Docente para o Ensino Superior e em Fisioterapia Intensiva. Apresentação de trabalhos na área de Traumato-Ortopedia, Saúde Coletiva e Neurologia. Possui publicação em capítulos de livros. Prestação de serviços junto a Clínica LIFE - Sobral/CE e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Sobral (setor de fisioterapia). Trabalhou no Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF/Sobral, na Clínica Viver e Cuidar e no Hospital Doutor Estevam (HDE), como linha de frente no combate a COVID 19. Atualmente atua como fisioterapeuta no Centro de Reabilitação de Sobral, na Universidade UNINTA (preceptora) e em Home Care. Participou dos Projetos de Extensão: Práticas Fisioterapêuticas e Vivências Clínicas; Adote um Idoso Institucionalizado; Educação e Cidadania à Saúde da Mulher. CREFITO 200673F

Fernanda Maria Magalhães Silveira, Prefeitura Municipal de Sobral

Nutricionista graduada pela Faculdade Piauiense (2012). Especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão ( IBPEX - Teresina/ PI), em 2016, Especialista em Atenção á Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2022) . Atuação como nutricionista no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de marco de 2013 a julho de 2019 através da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral CE. Colaborei no acompanhamento de acadêmicas do Curso de Nutrição nas Disciplinas Estágio Social I e II pelo Centro Universitário INTA-Campos Sobral CE) em 2013; Ocupei o cargo de Membro Suplente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA - Sobral/CE), no período de 2017 a 2019. Atuação como nutricionista no Serviço Especializado de Sobral (CE) de janeiro de 2020 a setembro de 2020.Atuação como nutricionista no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) desde outubro de 2020 através da Secretaria Municipal de Saúde de Sobral (CE). PI), com termino em outubro de 2022 . Recentemente atuo como nutricionista no serviço privado e docência em cursos técnicos. 

Elayne Cristina Apoliano dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Enfermagem no Instituto Superior de Teologia Aplicada(INTA) em 2012, Especialista em Gestão de Centro de Saúde da Família pela Universidade vale do Acaraú. Experiências Acadêmica: Interna de Enfermagem no Hospital UNIMED de Sobral e Centro de Saúde da Família Leda Prado IV (2012); Experiência Profissional: Preceptora de enfermagem para o curso técnico de enfermagem do Centro Integrado de Educação Profissional (CIEP) no Hospital Chagas Barreto em Meruoca - Ceara (2013); Preceptora do Curso Técnico de Enfermagem no Hospital Municipal de Coreaú - Ceara (2013); Experiência em sala de aula durante um ano ministrando aula para o curso técnico de enfermagem do Centro Integrado de Educação Profissional (CIEP); Gerente no Centro de Saúde da Família Jose David Aragão - Caioca no município de Sobral -CE (2015); Enfermeira Assistencial no Centro de Saúde da Família em Sobral; Atuação na Célula de Vigilância Epidemiológica do município de Sobral (2020-2022) Enfermeira plantonista no Centro de Saúde da Família Aracatiaçu (2014-2022), Cursando Mestrado Profissional em Gestão em Saúde na Universidade Estadual do Ceará. Vínculo: Seleção Pública , Enquadramento funcional: Técnica da Vigilância em Saúde no desenvolvimento de ações e investigações epidemiológicas, planejamento e implementação de medidas de prevenções, controle e tratamento, diagnóstico situacional. Atuando na coleta, processamentos, analise e interpretação de dados; Avaliação da eficácia e efetividade das medidas. (Monitoramento dos Sistemas de Informações: Sistema de Informações sobre Mortalidade(SIM), Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC) e Sistema de Informações de Agravos de Notificações (SINAN), Controle e monitoramento durante o período pandêmico de COVID-19. Atuação no controle de imunização durante o período pandêmico. Durante as atividades na Vigilância Epidemiológica em Sobral foram desenvolvidas atividades de elaboração, implementação e monitoramento das ações emergenciais, fortalecimento da rede, elaboração de relatórios técnicos diários. Participação do Observação do Comitê de Causas Externas com realizações de reuniões da equipe do observatório para apresentação do plano do trabalho construído na oficina; Articulação de parceria intersetorial; Pactuação indicadores de causas externas conforme realidade local; Associação de registros de dados conforme pactuado no plano; Emissão de boletim epidemiológico; Educação permanente; Treinamento para o Linkage (Reclink 3 ou tabela Excel) ; Monitoramento das ações do Observatório mensal. Carga horária: 40, Regime: Integral

Thamyres Rocha Monte e Silva, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário INTA - UNINTA (2013.2). Pós-Graduação Lato Sensu em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE (2015). Possui cursos de formação/aperfeiçoamento em: Pilates Clínico; Terapia Manual; Kinesio Taping; Dry Needling e Ventosaterapia. Atua como Fisioterapeuta no SEST SENAT - Unidade Sobral/CE. Atua como Fisioterapeuta no Centro de Reabilitação de Sobral/CE (CRS). Atua como Fisioterapeuta no Hospital Regional Norte - Sobral/CE (HRN). Atuou como Fisioterapeuta no Hospital Municipal Doutor Estevam. Participou dos Projetos de Extensão: "Educação e Cidadania a Saúde da Mulher" (2013); "Práticas Fisioterapêuticas e Vivências Clínicas" (2012); "Educação Postural" (2011-2012).

Tainnã de Almeida Rodrigues Carvalho, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e especialização em Enfermagem do Trabalho, Enfermagem Obstetrícia e Saúde da Família. Atua na ESF I de Antonina do Norte com ênfase em cobertura vacinal em crianças de 0 a 6 anos. É enfermeira plantonista do Hospital Municipal Nossa Senhora das Angústias em Tarrafas. Tem interesse nos seguintes temas: saúde da criança, saúde da mulher, gestão em saúde e uso fitoterápico de plantas medicinais.

Publicado

2023-09-05