O acolhimento da equipe multiprofissional na saúde mental dos pacientes com fibromialgia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0005Palavras-chave:
Fibromialgia, Equipe Multiprofissional, Saúde Mental, Qualidade de vida e AcolhimentoResumo
A fibromialgia é caracterizada por uma dor musculoesquelética crônica e generalizada, envolvendo o esqueleto axial e periférico, bem como sítios dolorosos específicos à palpação, mas sem anormalidades estruturais na musculatura. Outros aspectos sintomáticos são distúrbios do padrão de sono, depressão e ansiedade. Objetivo Geral: Descrever acerca do acolhimento da equipe multiprofissional na saúde mental de pacientes com fibromialgia através de uma revisão de literatura. Materiais e métodos: A referida pesquisa foi desenvolvida no período de Maio a Agosto de 2022, sendo a coleta dos dados desenvolvida nos meses de Setembro a Novembro de 2022. O levantamento deu-se por meio das seguintes bases de dados: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Pubmed e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Os descritores que foram utilizados são: “Fibromialgia” and Saúde mental”, “Qualidade de vida” and “Equipe Multiprofissional” and “ Acolhimento”. Na busca dos mesmos, realizou-se um levantamento da quantidade de artigos, e que no processo de leitura dos resumos foram seguidos os seguintes critérios de inclusão para revisão integrativa: artigos e dissertações publicados na íntegra, online, em português e inglês, no período compreendido de 2017-2022 e cuja metodologia adotada permitisse obter informações sobre os objetivos do artigo. Selecionados 11 artigos para a análise com relevância para a temática em questão. Foram excluídas as produções em duplicação nas bases de dados e artigos que falassem sobre a temática da fibromialgia associadas a outras patogias reumatológicas.Resultados e Conclusão: Foi observado que pessoas com fibromialgia podem desenvolver transtornos mentais como a depressão e ansiedade, devido as dores diárias e seu sentimeto de impotência o que afeta a sua qualidade de vida. Outro fator observado foi quando essas pessoas são bem aceitas pela sua rede de apoio e sabem ressignificar a doença podem se tornar protagonistas melhorando assim sua saúde física e mental.Condutas interdisciplinares desenvolvidas pelas equipes de saúde apresentam múltiplos benefícios ao longo da vida desses pacientes. Isto promove melhores indicadores na qualidade de vida e níveis de dor, melhora da ansiedade, depressão e qualidade do sono, só que ainda existem poucos estudos em relação a isso, necessitando assim de mais pesquisas ne área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Humanum Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução. Em exceção, os autores da seção especial “Registro de Obras Artísticas (fotografias, músicas, poesias, poemas, sonetos etc.)”, existente em periódicos da área “Artes/Música”, preservam os direitos autorais e materiais.