Estilo de vida, saúde mental e desempenho acadêmico de estudantes de uma pós-graduação EAD no contexto da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0006

Palavras-chave:

Pandemia por Covid-19, Estudantes, Estilo de Vida, Saúde Mental, Desempenho Acadêmico

Resumo

A pandemia por Covid-19 repercutiu no cotidiano das pessoas, no caso especifico dos estudantes universitários cujas rotinas, estilo de vida, condições de saúde mental e bem estar foram consideravelmente afetadas. Assim, objetivou se descrever o estilo de vida, saúde mental e o desempenho acadêmico de estudantes de um Pós-graduação EAD, no contexto da pandemia de Covid-19.  Trata-se de estudo descritivo, realizado entre junho e setembro de 2022. Após o consentimento, os participantes responderam um questionário construído a partir do Google Forms, contendo perguntas objetivas e subjetivas referentes a aspectos sociodemográficos e econômicos, estilo de vida, saúde mental e desempenho acadêmico no contexto da pandemia. Os dados coletados foram devidamente analisados.  Dos 62 participantes, 67,74% eram do sexo feminino, 50,00% tinham 31 – 40 anos de idade, 61,29% tinham uma renda de 3 – 5 salários mínimos. Com relação ao estilo de vida, 77,42% afirmaram não praticar atividades, 54,88% consumiam bebida alcoólica, 16,13% fumavam. No tocante a infeção pelo SARS-CoV-2, 56,45% tiveram infeção pelo vírus, 29% perderam parentes próximos em decorrência da doença. Do total da população, 30,65% procuraram por assistência psiquiátrica ou psicológica durante a pandemia. Em relação a dificuldades enfrentas com as atividades acadêmicas, prevaleceram: coincidência dos horários das aulas com do trabalho; atividades de vida diária e cuidado com os filhos. Dos participantes 62,91% autoavaliaram sua saúde mental como boa/excelente. Os participantes tiveram um desempenho acadêmico satisfatório para o curso. Conclui-se que apesar da pandemia os estudantes apresentaram saúde mental e desempenho acadêmico satisfatórias. Entretanto, alguns aspetos do estilo de vida foram insatisfatórios.

Biografia do Autor

Mohamed Saido Balde, Universidade Regional do Cariri

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui Graduação em Enfermagem pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis e de seus fatores de risco e proteção. Disparidades em saúde; Farmacoepidemiologia; Farmacoeconomia.

Dennyura Oliveira Galvão, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral pelo GANEP - São Paulo (1996), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, desenvolvendo a seguinte pesquisa: Resposta imunológica induzida por probióticos: uma revisão sistemática de literatura. Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Paliativos, Câncer, suporte Nutricional, Clinica e Saúde Coletiva.

Cicero Francivaldo Silva de Figueiredo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Acre (2010). Atualmente é mestrando da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Emergências Hospitalares e Intensivas, Saúde Pública ESFs, Saúde Coletiva, Atendimento à idosos acamados, Centros de Apoio Psico-Social - CAPS, (clínica), Preceptorias em Medicina da Família, Organização de Serviços Hospitalares (emergência), Palestras e aulas (convidado). Atua com ênfase na Medicina Emergencial, Intensiva e Preventiva.

João Leandro Neto, Universidade Regional do Cariri

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA), graduado em filosofia e pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL), Segunda Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UNIFAVENI). Especialista em Gestão Escolar e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente é professor efetivo da rede municipal de Araripe-CE, atuando como técnico formador de professores de Ciências da Natureza, possui ampla experiência no ensino superior atuando como professor do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte, nos cursos de publicidade e propaganda, terapia ocupacional e fonoaudiologia, é Tutor a Distância da Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil em convênio com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA), membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 - 2017-2020). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte. Realiza pesquisas com temas voltados à educação escolar quilombola, patrimônio histórico e ancestralidade na Escola Santa Verônica (Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe-CE), pesquisa esta que lhe rendeu o selo professor transformador em 2020, pela Base2Edu e Bett Educar. 

Tayronne de Almeida Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante. Graduado em Filosofia e Pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL). Professor da Educação Básica, atualmente exercendo o cargo de Técnico formador de professores da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de Araripe. É Professor de Ciências Humanas da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Carlota Távora em Araripe, exerceu o cargo de Diretor Administrativo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ananias Ferreira de Melo de Assaré (2021 a 2022). É Professor convidado da Faculdade de Educação do Piauí, nos cursos de educação. No ensino EAD exerceu o cargo de Tutor a distância do Curso de Especialização em Saúde Mental da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA) (2021 a 2022). É membro do conselho editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 2017-2020). Desenvolve pesquisas no campo da educação ambiental, agroecologia, desenvolvimento regional, bem viver. Compõe o Grupo de Pesquisa: Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - (NARRATIVIDADES/UNIVASF)

Demócrito Pereira Galvão Filho, Centro Universitário de Juazeiro do Norte

Nutricionista, com especialização em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia (USCS); Especialização em Nutrição Esportiva (UNICSUL); Professor em cursos de graduação e pós-graduação; Possui também formação em Administração (UECE), com especialização em Logística (MACKENZIE SP), Mestrado (UFC), além de curso técnico em informática, de aperfeiçoamento e extensão universitária em Sistemas e Tecnologia da Informação, Finanças e Consultoria pelas instituições SENAC-SP, FGV-SP e PUC-SP.

Publicado

2023-09-05