Lifestyle, mental health and academic performance of EAD students in the context of the Covid-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0006

Keywords:

Pandemic by covid-19, Students, Lifestyle, Mental health, Academic achievement

Abstract

The Covid-19 pandemic had repercussions on people's daily lives, in the specific case of university students whose routines, lifestyle, mental health conditions and well-being were considerably affected. Thus, the objective was to describe the lifestyle, mental health and academic performance of students of a Postgraduate Distance Learning, in the context of the Covid-19 pandemic. This is a descriptive study, carried out between June and September 2022. After consent, the participants answered a questionnaire built using Google Forms, containing objective and subjective questions regarding sociodemographic and economic aspects, lifestyle, mental health and academic performance in the context of the pandemic. The collected data were duly analyzed. Of the 62 participants, 67.74% were female, 50, 00% were 31 – 40 years old, 61.29% had an income of 3 – 5 minimum wages. Regarding lifestyle, 77.42% said they did not practice activities, 54.88% consumed alcohol, 16.13% smoked. Regarding infection by SARS-CoV-2, 56.45% had infection with the virus, 29% lost close relatives as a result of the disease. Of the total population, 30.65% sought psychiatric or psychological assistance during the pandemic. In relation to difficulties faced with academic activities, the following prevailed: coincidence of class and work schedules; activities of daily living and child care. Of the participants, 62.91% self-rated their mental health as good/excellent. The participants had a satisfactory academic performance for the course. It is concluded that despite the pandemic, students presented satisfactory mental health and academic performance. However, some aspects of the lifestyle were unsatisfactory.

Author Biographies

Mohamed Saido Balde, Universidade Regional do Cariri

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui Graduação em Enfermagem pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis e de seus fatores de risco e proteção. Disparidades em saúde; Farmacoepidemiologia; Farmacoeconomia.

Dennyura Oliveira Galvão, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral pelo GANEP - São Paulo (1996), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, desenvolvendo a seguinte pesquisa: Resposta imunológica induzida por probióticos: uma revisão sistemática de literatura. Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Paliativos, Câncer, suporte Nutricional, Clinica e Saúde Coletiva.

Cicero Francivaldo Silva de Figueiredo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Acre (2010). Atualmente é mestrando da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Emergências Hospitalares e Intensivas, Saúde Pública ESFs, Saúde Coletiva, Atendimento à idosos acamados, Centros de Apoio Psico-Social - CAPS, (clínica), Preceptorias em Medicina da Família, Organização de Serviços Hospitalares (emergência), Palestras e aulas (convidado). Atua com ênfase na Medicina Emergencial, Intensiva e Preventiva.

João Leandro Neto, Universidade Regional do Cariri

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA), graduado em filosofia e pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL), Segunda Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UNIFAVENI). Especialista em Gestão Escolar e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente é professor efetivo da rede municipal de Araripe-CE, atuando como técnico formador de professores de Ciências da Natureza, possui ampla experiência no ensino superior atuando como professor do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte, nos cursos de publicidade e propaganda, terapia ocupacional e fonoaudiologia, é Tutor a Distância da Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil em convênio com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA), membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 - 2017-2020). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte. Realiza pesquisas com temas voltados à educação escolar quilombola, patrimônio histórico e ancestralidade na Escola Santa Verônica (Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe-CE), pesquisa esta que lhe rendeu o selo professor transformador em 2020, pela Base2Edu e Bett Educar. 

Tayronne de Almeida Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante. Graduado em Filosofia e Pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL). Professor da Educação Básica, atualmente exercendo o cargo de Técnico formador de professores da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de Araripe. É Professor de Ciências Humanas da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Carlota Távora em Araripe, exerceu o cargo de Diretor Administrativo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ananias Ferreira de Melo de Assaré (2021 a 2022). É Professor convidado da Faculdade de Educação do Piauí, nos cursos de educação. No ensino EAD exerceu o cargo de Tutor a distância do Curso de Especialização em Saúde Mental da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA) (2021 a 2022). É membro do conselho editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 2017-2020). Desenvolve pesquisas no campo da educação ambiental, agroecologia, desenvolvimento regional, bem viver. Compõe o Grupo de Pesquisa: Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - (NARRATIVIDADES/UNIVASF)

Demócrito Pereira Galvão Filho, Centro Universitário de Juazeiro do Norte

Nutricionista, com especialização em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia (USCS); Especialização em Nutrição Esportiva (UNICSUL); Professor em cursos de graduação e pós-graduação; Possui também formação em Administração (UECE), com especialização em Logística (MACKENZIE SP), Mestrado (UFC), além de curso técnico em informática, de aperfeiçoamento e extensão universitária em Sistemas e Tecnologia da Informação, Finanças e Consultoria pelas instituições SENAC-SP, FGV-SP e PUC-SP.

Published

2023-09-05