Estilo de vida, saúde mental e desempenho acadêmico de estudantes de uma pós-graduação EAD no contexto da pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0006Palabras clave:
Pandemia por Covid-19, Estudantes, Estilo de Vida, Saúde Mental, Desempenho AcadêmicoResumen
A pandemia por Covid-19 repercutiu no cotidiano das pessoas, no caso especifico dos estudantes universitários cujas rotinas, estilo de vida, condições de saúde mental e bem estar foram consideravelmente afetadas. Assim, objetivou se descrever o estilo de vida, saúde mental e o desempenho acadêmico de estudantes de um Pós-graduação EAD, no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de estudo descritivo, realizado entre junho e setembro de 2022. Após o consentimento, os participantes responderam um questionário construído a partir do Google Forms, contendo perguntas objetivas e subjetivas referentes a aspectos sociodemográficos e econômicos, estilo de vida, saúde mental e desempenho acadêmico no contexto da pandemia. Os dados coletados foram devidamente analisados. Dos 62 participantes, 67,74% eram do sexo feminino, 50,00% tinham 31 – 40 anos de idade, 61,29% tinham uma renda de 3 – 5 salários mínimos. Com relação ao estilo de vida, 77,42% afirmaram não praticar atividades, 54,88% consumiam bebida alcoólica, 16,13% fumavam. No tocante a infeção pelo SARS-CoV-2, 56,45% tiveram infeção pelo vírus, 29% perderam parentes próximos em decorrência da doença. Do total da população, 30,65% procuraram por assistência psiquiátrica ou psicológica durante a pandemia. Em relação a dificuldades enfrentas com as atividades acadêmicas, prevaleceram: coincidência dos horários das aulas com do trabalho; atividades de vida diária e cuidado com os filhos. Dos participantes 62,91% autoavaliaram sua saúde mental como boa/excelente. Os participantes tiveram um desempenho acadêmico satisfatório para o curso. Conclui-se que apesar da pandemia os estudantes apresentaram saúde mental e desempenho acadêmico satisfatórias. Entretanto, alguns aspetos do estilo de vida foram insatisfatórios.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Humanum Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción. Excepcionalmente, los autores de la sección especial "Registro de obras artísticas (fotografías, música, poesía, poemas, sonetos, etc.)" en revistas en el área de "Artes / Música" conservan los derechos de autor y los materiales.