Uso indiscriminado de psicotrópicos por usuários assistidos na atenção primária a saúde: uma revisão integrativa da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2023.001.0004

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Psicotrópicos, Abuso de medicamentos

Resumen

Os medicamentos psicotrópicos correspondem a drogas que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC) e que podem levar a dependência, pois agem produzindo mudanças no comportamento, percepção, pensamento e emoções, modificando a maneira de agir, pensar e sentir. São prescritos a pessoas que sofrem de transtornos emocionais e psíquicos ou aquelas com outros tipos de problemas que afetam as funções mentais. Os psicotrópicos estão entre as classes de medicamentos mais prescritas nos Estados Unidos e na África do Sul. Tal fenômeno parece ser mundial, visto que estudos realizados em outros países demonstram altas taxas de sua utilização. Avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso indiscriminado de psicotrópicos por usuários assistidos na Atenção Primária à Saúde (APS). O presente estudo seleciona-se como método um dos recursos da prática baseada em evidências, a revisão integrativa da literatura, a qual possibilita a síntese e a análise do conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. Como estratégia para uma boa estruturação do objeto investigado, foi utilizado o mnemônico PVO, nesse caso “P”: (Population), relacionado à “Usuários da APS”; “V” (Variables): “Psicotrópicos”, e “O”, (Outcomes), referindo-se ao “Uso indiscriminado/abusivo”. A busca dos materiais científicos foi realizada utilizando as principais bases de dados e bibliotecas virtuais como a “PubMed/MEDLINE”; “CINAHL”; “LILACS/BDENF; “SciELO. Foram encontrados um total de n: 32 artigos, que após passarem pelos critérios de elegibilidade, foi obtida uma amostra de 13 estudos para a revisão integrativa. O uso inadequado de psicotrópicos constitui um grande problema de Saúde Pública. O estudo aponta alguns resultados já discutidos na literatura, como: a falta de preparo e capacitação científica dos profissionais nos atendimentos aos usuários de drogas psicotrópicas e a existência de barreiras para iniciar e manter o tratamento adequado. As principais complicações do uso são: dependência, ataques de pânico, quadros depressivos e esquizofreniformes, síndrome amotivacional com apatia, diminuição da energia e motivação, diminuição da capacidade cognitiva. Sendo assim, é possível concluir que a atual medicalização da sociedade traz impactos graves, que tornam necessário uma promoção do uso inteligente e coeso de medicamentos e o combate ao uso indiscriminado dessas drogas.

Biografía del autor/a

Elciane Alves Pereira Costa, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2008). Especialização em Saúde Mental pela Universidade Regional do Cariri. Atualmente é enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação em saúde e comunicação.

Dennyura Oliveira Galvão, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Especialização em Nutrição Enteral e Parenteral pelo GANEP - São Paulo (1996), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, desenvolvendo a seguinte pesquisa: Resposta imunológica induzida por probióticos: uma revisão sistemática de literatura. Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: Cuidados Paliativos, Câncer, suporte Nutricional, Clinica e Saúde Coletiva.

Cicero Francivaldo Silva de Figueiredo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Acre (2010). Atualmente é mestrando em biociências e saúde pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Emergências Hospitalares e Intensivas, Saúde Pública ESFs, Saúde Coletiva, Atendimento à idosos acamados, Centros de Apoio Psico-Social - CAPS, (clínica), Preceptorias em Medicina da Família, Organização de Serviços Hospitalares (emergência), Palestras e aulas (convidado). Atua com ênfase na Medicina Emergencial, Intensiva e Preventiva.

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA). Especialista em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante. Graduado em Filosofia e Pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL). Professor da Educação Básica, atualmente exercendo o cargo de Técnico formador de professores da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia de Araripe. É Professor de Ciências Humanas da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Dona Carlota Távora em Araripe, exerceu o cargo de Diretor Administrativo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ananias Ferreira de Melo de Assaré (2021 a 2022). É Professor convidado da Faculdade de Educação do Piauí, nos cursos de educação. No ensino EAD exerceu o cargo de Tutor a distância do Curso de Especialização em Saúde Mental da Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA) (2021 a 2022). É membro do conselho editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 2017-2020). Desenvolve pesquisas no campo da educação ambiental, agroecologia, desenvolvimento regional, bem viver. Compõe o Grupo de Pesquisa: Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino Médio - (NARRATIVIDADES/UNIVASF) 

João Leandro Neto, Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (PPGADT/UNIVASF). Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA), graduado em filosofia e pedagogia, com Segunda Licenciatura em História pelo Centro Universitário da Lapa (UNIFAEL), Segunda Licenciatura em Biologia pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UNIFAVENI). Especialista em Gestão Escolar e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente é professor efetivo da rede municipal de Araripe-CE, atuando como técnico formador de professores de Ciências da Natureza, possui ampla experiência no ensino superior atuando como professor do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte, nos cursos de publicidade e propaganda, terapia ocupacional e fonoaudiologia, é Tutor a Distância da Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública da Universidade Aberta do Brasil em convênio com a Universidade Regional do Cariri (UAB/URCA), membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades (Qualis A4 - 2017-2020). Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Maurício de Nassau - Juazeiro do Norte. Realiza pesquisas com temas voltados à educação escolar quilombola, patrimônio histórico e ancestralidade na Escola Santa Verônica (Comunidade Quilombola do Sítio Arruda em Araripe-CE), pesquisa esta que lhe rendeu o selo professor transformador em 2020, pela Base2Edu e Bett Educar. 

Publicado

2023-09-05