Novo QUALIS Referência 2017-2020

2019-07-23

O novo QUALIS Referência ainda não pode ser acessado na Plataforma Sucupira, e passa por refinamentos dos coordenadores de área, de forma que a CAPES divulgou, em julho de 2019, a lista preliminar com as novas notas (2017-2020) de todos os periódicos nacionais e internacionais utilizados nos programas de mestrado e doutorado do Brasil.

A Companhia Brasileira de Produção Científica nasceu em 2008 através do lançamento da Revista Nordestina de Ecoturismo, que não se limitou a uma única área e evoluiu até se tornar Nature and Conservation, uma revista interdisciplinar que trata das questões de conservação da natureza, ecoturismo, ecologia, ciências ambientais etc. Injustamente teve seu reconhecimento no QUALIS 2013-2016 zerado pela mudança de nome e ISSN, e finalmente no novo QUALIS 2017-2020 a revista voltou ao patamar adequado para seu tempo de vida, com a nota B2 no QUALIS Referência.

Outra mudança em nossas revistas veio com a Revista Brasileira de Administração Científica que voltou a ter a nota B2. O nosso melhor periódico a Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais manteve o patamar B1. O periódico Scire Salutis manteve o patamar B4.

Tivemos a infelicidade de ter a nota da Natural Resources rebaixada para C, e perdemos o QUALIS da Educationis devido ao baixo volume de publicações nestas revistas. Contudo, nosso periódico de engenharias Engineering Sciences finalmente recebeu seu ingresso no QUALIS com a nota C.

Mudanças significativas, e nem tanto agradáveis foram notadas no novo QUALIS 2017-2018. Os periódicos não têm mais notas em várias áreas como anteriormente, agora a nota é única. Os periódicos de ponta foram divididos em A1 A2 A3 A4, mais uma vez priorizando o inglês em detrimento da língua materna do Brasil, o português.

A referência para o QUALIS é o obscuro mundo do Web of Sciences da empresa Clarivates, e o CiteScore da Scopus/Elsevier (RELX Group), ambos fechados ao público geral. Fica claro que estas empresas multinacionais nunca irão reconhecer adequadamente as revistas que não sejam de sua propriedade. Felizmente, também foi utilizado para as novas notas do QUALIS os dados bibliométricos do Google Acadêmico que é uma ferramenta livre e democrática.