Inadimplência fiscal: a percepção dos fiscais de tributos na fiscalização e controle do ISSQN, na prefeitura municipal de Rondonópolis (MT)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2022.002.0001Palavras-chave:
Fiscalização, ISSQN, SonegaçãoResumo
Este artigo tem a finalidade de demonstrar a fiscalização e controle da sonegação do Imposto sobre serviço de qualquer natureza (ISSQN) sob a visão dos Fiscais de tributos da Prefeitura Municipal de Rondonópolis – MT. A pesquisa foi efetuada através de um questionário aplicado para entender os procedimentos e dificuldades da fiscalização do imposto. Nesta análise, apresenta-se a partir das comparações das respostas de cada Fiscal Tributário, o ponto de vista sobre diversos aspectos relativos aos procedimentos, as dificuldades e as barreiras enfrentadas ao fiscalizar e controlar o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza. Por fim, a pesquisa possibilitou conhecer os possíveis erros e os motivos pelos quais os contribuintes passam ao inadimplemento do imposto e os problemas encontrados na fiscalização do ISS, negação fiscal vem sendo mais exposta com novos sistemas, mas ainda tem alto número de inadimplentes. Conclui-se, que com tecnologia adequada e mão de obra especializada a área fiscal teria maior controle de fiscalização sobre as omissões de pagamento do ISSQN.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Management Journal
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.