Ferramenta de auditoria baseada em riscos (ABR): implementação e gerenciamento de em uma instituição de saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2021.002.0002

Palabras clave:

Auditoria baseada em riscos, Gestão de riscos, Controles internos, Gerenciamento de riscos, Processos de trabalho

Resumen

Pessoas e empresas se expõem a ameaças internas e externas que podem prejudicar o alcance dos seus objetivos todos os dias. Logo, é importante e benéfico investir em processos de prevenção e redução destas ameaças, por meio da Gestão de Riscos e da Auditoria Baseada em Riscos – ABR que atuam diretamente nos riscos inerentes aos processos de trabalho. Neste estudo, o referencial teórico pautou-se em leis, artigos, livros e apostilas de órgãos públicos, autores e estudiosos na área. A pesquisa objetivou demonstrar a implementação da ferramenta ABR e do Gerenciamento de Riscos a partir da aplicabilidade da metodologia desenvolvida pela CGE/MG num processo de trabalho executado em instituição de saúde pública estadual, através do mapeamento do processo, identificação e avaliação dos riscos e avaliação dos controles internos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia utilizada foi uma combinação quantitativa/qualitativa de análise dos dados e o método foi o estudo de caso. Um dos principais resultados foi o de que controles internos eficazes são capazes de reduzir riscos médios e altos nos processos. Diante disso, concluiu-se, principalmente, que as ferramentas são úteis no auxílio ao Gestor em sua tomada de decisões, bem como podem contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.

Biografía del autor/a

Jéssica Viviane Souza Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Gestão Financeira pela Faculdade Pitágoras de Administração Superior (2011). Atualmente é Técnico Operacional de Saúde - Gerente de Operações na Unidade Seccional de Controle Interno da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, Finanças e Auditoria Interna.

Daniele Oliveira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Administração/Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Graduada em Ciências Contábeis pela UFMG. Participante do Núcleo de Estudos Gerenciais e Contábeis (NEGEC) da UFMG. Têm artigos aprovados nas áreas de Ciências Contábeis, Administração e Educação à Distância. Atualmente é Gestora em Ciência e Tecnologia - Contabilidade na Fundação João Pinheiro (FJP). Já atuou na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) com a gestão de projetos de extensão da UFMG, como assistente na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e no Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Administração e Educação a Distância. 

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal do Sul de Minas

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) campus Passos (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020) na linha de pesquisa em Empreendedorismo, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo SENAC-SP (2017). Bacharel em Administração pela UFLA (2013). É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais, ciências sociais aplicadas, educação/ensino e interdisciplinar. Pertence e lidera o Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais (VALE INOVAR). Possui experiência como docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Também possui experiência em Educação a Distância (EaD) como Professor, Professor Orientador e Tutor. Possui experiência como coordenador de curso técnico integrado ao Ensino Médio em Agrimensura e do curso superior em Tecnologia em Gestão em Saúde. Os campos temáticos de interesse são Administração Geral, Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica.

 

Sheldon William Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo. Especialista em Gestão Empresarial, Metodologias Ativas e Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Coordenador Adjunto do curso de Pós-graduação em Gestão do IFMG. Docente desde 2007 em cursos de graduação e pós-graduação na área de gestão. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Tem interesse nos temas: educação corporativa, metodologias inovadoras de ensino, gestão de organizações, empreendedorismo, comércio exterior e relações internacionais.

João Leandro Cássio de Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

João Leandro atualmente está como Pró-reitor de Administração do IFNMG. É doutor em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2015), mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). É Professor Efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais desde 2013, experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Controladoria e Finanças, Empreendedorismo e Inovação. É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais aplicadas, ênfase em gestão. Possui bastante experiência em Inovação e Empreendedorismo: Colaborador em consultoria financeira na Incubadora de base Tecnológica do Centev/UFV (2004-2007), Gerente Financeiro da Patsos Biotecnologia (2007-2008), Analista do Fundo Criatec de capital semente (2008-2010), Sócio da Fungitec Alimentos (2011-2012), Consultor em diversas empresas de base tecnológica no projeto PRIME/FINEP (2011-2012), Controller da H3M Soluções Ambientais e GIS (2010-2012), Consultor em várias empresas de base tecnológica e base tradicional (2007-2013), Consultor de Custos do Grupo Pereira-Feijão Pereira (2011-2012), Controller do Grupo Dois Irmãos (2012-2013), Consultor Estratégico Financeiro da Nowavet (2012-2013).Foi Professor de Contabilidade da Faculdade Esuv Viçosa (2011-2013). Foi Professor da Univiçosa para os cursos de Administração e Processos Gerenciais (2011-2013). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais - Vale Inovar.

 

Publicado

2022-03-29