Ferramenta de auditoria baseada em riscos (ABR): implementação e gerenciamento de em uma instituição de saúde
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2021.002.0002Palabras clave:
Auditoria baseada em riscos, Gestão de riscos, Controles internos, Gerenciamento de riscos, Processos de trabalhoResumen
Pessoas e empresas se expõem a ameaças internas e externas que podem prejudicar o alcance dos seus objetivos todos os dias. Logo, é importante e benéfico investir em processos de prevenção e redução destas ameaças, por meio da Gestão de Riscos e da Auditoria Baseada em Riscos – ABR que atuam diretamente nos riscos inerentes aos processos de trabalho. Neste estudo, o referencial teórico pautou-se em leis, artigos, livros e apostilas de órgãos públicos, autores e estudiosos na área. A pesquisa objetivou demonstrar a implementação da ferramenta ABR e do Gerenciamento de Riscos a partir da aplicabilidade da metodologia desenvolvida pela CGE/MG num processo de trabalho executado em instituição de saúde pública estadual, através do mapeamento do processo, identificação e avaliação dos riscos e avaliação dos controles internos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia utilizada foi uma combinação quantitativa/qualitativa de análise dos dados e o método foi o estudo de caso. Um dos principais resultados foi o de que controles internos eficazes são capazes de reduzir riscos médios e altos nos processos. Diante disso, concluiu-se, principalmente, que as ferramentas são úteis no auxílio ao Gestor em sua tomada de decisões, bem como podem contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Management Journal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.