Ferramenta de auditoria baseada em riscos (ABR): implementação e gerenciamento de em uma instituição de saúde
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2021.002.0002Palavras-chave:
Auditoria baseada em riscos, Gestão de riscos, Controles internos, Gerenciamento de riscos, Processos de trabalhoResumo
Pessoas e empresas se expõem a ameaças internas e externas que podem prejudicar o alcance dos seus objetivos todos os dias. Logo, é importante e benéfico investir em processos de prevenção e redução destas ameaças, por meio da Gestão de Riscos e da Auditoria Baseada em Riscos – ABR que atuam diretamente nos riscos inerentes aos processos de trabalho. Neste estudo, o referencial teórico pautou-se em leis, artigos, livros e apostilas de órgãos públicos, autores e estudiosos na área. A pesquisa objetivou demonstrar a implementação da ferramenta ABR e do Gerenciamento de Riscos a partir da aplicabilidade da metodologia desenvolvida pela CGE/MG num processo de trabalho executado em instituição de saúde pública estadual, através do mapeamento do processo, identificação e avaliação dos riscos e avaliação dos controles internos. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a metodologia utilizada foi uma combinação quantitativa/qualitativa de análise dos dados e o método foi o estudo de caso. Um dos principais resultados foi o de que controles internos eficazes são capazes de reduzir riscos médios e altos nos processos. Diante disso, concluiu-se, principalmente, que as ferramentas são úteis no auxílio ao Gestor em sua tomada de decisões, bem como podem contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Management Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.