Sugestões de indicadores de desempenho para a empresa Nilce C Meneghetti e CIA LTDA (RS)

Autores/as

  • João Brener Fagundes Machado Antonio Meneghetti Faculdade
  • João Vitor Casarin Meneghetti Antonio Meneghetti Faculdade
  • Gabriel de Melo Rocha da Silva Antonio Meneghetti Faculdade

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2023.002.0001

Palabras clave:

Indicadores, Desempenho, Qualidade, Setor de alimentos

Resumen

Os indicadores de desempenho são parte importante das organizações, servem como suporte para rentabilidade, qualidade, capacidade, produtividade, entre outros. No âmbito empresarial, não difere das empresas familiares, porém, com certas mudanças, tanto na coleta de informações quanto na área financeira, muitas organizações dessa categoria não possuem uma estrutura para seus recursos e controle. Diante deste contexto, o objetivo do estudo foi criar indicadores de desempenho para o desenvolvimento da empresa “Nilce C Meneghetti e Cia LTDA (RS)” e conduzir uma análise da rotina e processos executados na empresa para entender como e quais indicadores podem ser propostos. A partir disso, torna-se possível analisar quais os principais indicadores de desempenho podem ser criados para a empresa Nilce C Meneghetti e Cia LTDA (RS). A metodologia do presente estudo tem como delineamento uma revisão integrativa de literatura sobre indicadores de desempenho, incluindo modelos de avaliação de desempenho e pesquisa documental. Foram analisados indícios documentais da empresa e sua rotina diária para a criação das propostas de indicadores de qualidade. Através disso, o estudo desenvolveu formas de realizar a otimização dos indicadores de desempenho de qualidade da empresa através do Balanced Scorecard (BSC), baseado em como a empresa irá executar. Os objetivos específicos e a finalidade geral, acima descritos, foram alcançados, à medida que a proposta da empresa foi elaborada e formalizada: a partir da definição dos indicadores de qualidade e, por fim, a criação de um plano de ação. Constatou-se que, para enfrentar a concorrência e a inovação do mercado é necessário criar e desenvolver novos diferenciais competitivos para atrair novos clientes e obter reconhecimento organizacional, desta forma, foi visto através da literatura que este deveria ser o próximo passo a ser implementado como mensurações futuras da empresa.

Publicado

2024-02-08

Número

Sección

Planejamento, Estratégia e Competitividade