Transferências e receitas do sistema único de saúde durante a covid-19 nos municípios de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2674-6417.2020.002.0002

Palabras clave:

TICs, Gestão pública, Portal da Transparência, Accountability, COVID-19

Resumen

As tecnologias da informação e comunicação - TICs, com o uso da internet tem transformado as relações sociais e o desenvolvimento da sociedade. Essas mudanças refletem na gestão pública que também tem procurado inovar, mudando a relação entre governo, Estado e sociedade. Os gestores públicos precisam desenvolver uma gestão participativa, descentralizada e transparente, disponibilizando o conhecimento de dados abertos no intuito de ampliar a inclusão e controle social. O objetivo geral deste estudo foi avaliar se as informações dos portais da transparência de 32 municípios pernambucanos estão em conformidade com a lei da transparência (LC 131/2009), no que se refere transferências e receitas do SUS para o enfrentamento ao coronavírus COVID-19. Através da pesquisa descritiva foi feito levantamento das informações, disponibilizadas pelos portais da transparência das prefeituras avaliadas e do portal do Fundo Nacional de Saúde. A análise dos dados demonstra que os gestores de alguns municípios não estão cumprindo as atribuições previstas legalmente para uma gestão responsável e transparente, dificultando a ccountability social.

Biografía del autor/a

Maria Cristiane Pereira dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE(em andamento), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Ipojuca (2013), Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela UNOPAR (2016). Atua como técnico de enfermagem no Hospital das Clínicas - Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.

Elizabeth Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004). É técnica em enfermagem do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Enfermagem, gestão em Resíduos Sólidos, educação ambiental e Educação à Distância, atualmente é membro da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Hospital das Clínicas.

Publicado

2020-10-25